terça-feira, 30 de agosto de 2011

Experiência de navegar livremente



O leitor de hipertexto torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser permitido elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, pesquisas de seu interesse, acessando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas. Mas nem tudo é flores quando falamos de hipertexto, fato que se justifica pelas inúmeras possibilidades que podem surgir na leitura de um hipertexto. E quanto maior o número de possibilidades, maior é a chance de desvio do objetivo a ser atingindo durante a leitura, a pesquisa em um hipertexto. Quando falamos de um hipertexto publicado na internet os links estão muito mais presentes, seja por meio de promoções, propagandas e outros.

Gostaria de compartilhar com vocês um parágrafo do texto abaixo o qual conceitua brilhantemente a navegação com hipertexto:

O hipertexto no contexto educacional

Disponível em: http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html

Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita.

Marinez Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário